O maior inimigo dos dados confiáveis
O conceito de vagas e posições no recrutamento e porque esse é o maior inimigo dos dados confiáveis.
Vou tentar simplificar esse problema complexo:
⏺ Pessoa recrutadora abre uma vaga de Desenvolvedor backend Java Pleno no dia 17 de Maio.
⏺ 10 dias depois uma nova requisição é feita para uma vaga de Desenvolvedor backend Java Senior e nossa recrutadora decide trabalhar a nova posição na mesma vaga, uma vez que os inscritos podem eventualmente servir para as duas posições.
⏺ Do ponto de vista de gestão faz todo sentido, mas na ótica de dados começam os problemas.
⏺ O SLA da vaga será único (mesmo com duas posições diferentes, com dois tipo de senioridade) ou seja, vamos supor que a vaga de pleno seja fechada em 30 dias e a vaga de senior em 55 dias. Quando for analisar os resultados o SLA de ambas as posições será de 55 dias, afinal foram abertas na mesma vaga.
---------------------------------------------
Vamos para outro exemplo:
⏺ Pessoa recrutadora abre uma vaga de Desenvolvedor backend (Java) no dia 17 de Maio
⏺ 10 dias depois uma nova requisição é feita para uma vaga de Desenvolvedor backend (Node) e nossa recrutadora decide trabalhar a nova posição na mesma vaga, uma vez e que ambas são backend senior.
⏺ Nesse caso o estrago é ainda maior, uma vez que a variável da stack diferente impacta nas taxas de conversão e SLA, quando o gestor pedir o report da vaga as informações estarão sujas e inconclusivas.
As ferramentas atuais fazem um trabalho raso em ensinar o cliente a manusear a abertura de vagas/posições, além de criar uma precificação que estimula as pessoas recrutadoras a abrir muitas posições dentro de uma mesma vaga para reduzir custos.