📊 As melhores pessoas recrutadoras sabem negociar muito bem
Existe um problema estrutural de assimetria de informação entre pessoas recrutadoras e pessoas gestoras técnicas. Os gestores sabem o que precisam a nível de requisitos técnicos e comportamentais, mas eles não necessariamente sabem o compensation necessário para atrair profissionais que cumprem todos os requisitos pedidos, nem sabem com exatidão a marca empregadora da empresa que estão trabalhando. (Essa informação só é obtida com exatidão por quem está na ponta fazendo sourcing)
Existe um tríade em toda vaga:
✅ Requisitos pedidos + Marca empregadora da empresa que está contratando + Compensation ofertado
Dito tudo isso, a pessoa recrutadora acima da média atua da seguinte forma:
1️⃣ Registra os dados de sourcing do topo de funil com quebras por tipo de empresa e senioridade (dessa forma consegue discutir de forma embasada com as pessoas gestoras quando elas pedirem candidatos de empresa x e não estiverem vendo ninguém dessa empresa no pipeline, o mesmo se aplica para senioridade)
2️⃣ Cria um controle comparando a expectativa salarial das pessoas vs. os requisitos que ela domina vs. a performance da pessoa candidata no processo (como ela está avançando nas etapas). Dessa forma consegue ter uma discussão estruturada sobre tradeoffs de senioridade vs. expectativa salarial, de forma pragmática e resolutiva.
3️⃣ Bônus: Caso a pessoa recrutadora trabalhe com vagas de esteira essa análise fica ainda mais interessante, uma vez que é possível comparar esses dados ao longo do tempo e identificar tendências do aumento ou diminuição da marca empregadora e compartilhar esse input com o time de employer branding, e também ter uma visão privilegiada da variação dos salários ao longo tempo (Spoiler: pesquisas salariais estáticas são 🗑 )
Em suma, a pessoa recrutadora acima da média assume uma postura ativa e colaborativa com as pessoas gestoras técnicas amparada com dados e tendências para o objetivo final seja cumprido: fechar a vaga com a pessoa certa do tempo mais rápido possível 😀
#recrutamentodatadriven #techrecruiter #recrutamento #intera
#inhire
Thanks for reading Augusto’s Substack! Subscribe for free to receive new posts and support my work.