Ansiedade, recrutamento e seleção: as 4 atividades mais desgastantes
Um tema pouco explorado no espaço de recrutamento é como as pessoas recrutadoras podem lidar melhor com a ansiedade gerada pelo seu escopo de trabalho
Um tema pouco explorado no espaço de recrutamento é como as pessoas recrutadoras podem lidar melhor com a ansiedade gerada pelo seu escopo de trabalho. Explico mais a seguir.
A rotina de uma pessoa recrutadora é repleta de atividades urgentes que dependem de aprovações ou respostas de terceiros para fluir:
🎯 Hunting Ativo: O ato de abordar ativamente candidatos para uma vaga se assemelha ao trabalho de profissionais de vendas. É uma rotina que inclui muitas negativas e vácuos para se obter uma resposta positiva. Fiz muito tempo de hunting e senti na pele como era cansativo passar o dia todo abordando candidatos para receber apenas três retornos positivos.
⚠ 85% das vagas são urgentes: Quanto menor a empresa, mais difícil é ter previsibilidade de contratação. Ou seja, são vagas de reposição ou novos projetos que surgem atrasados, refletindo-se em contratações urgentes e prazos extremamente desafiadores.
😠 Cobranças pouco embasadas: Frases que toda pessoa recrutadora já ouviu:
“10 dias de projeto e só temos 05 inscritos?”
“Vamos buscar pessoas da empresa X” (Realidade: a empresa X tem uma marca empregadora 5 vezes melhor do que a sua)
“Estamos demorando para fechar a vaga”
Os hiring managers acabam olhando sempre para as métricas finais e pouco para as métricas de suporte dos processos de recrutamento. Ou seja, a cobrança sempre recai sobre a baixa performance do time de seleção, e poucas vezes processos, expectativas, senioridade e salários são revistos.
😭 Recusa de oferta: Candidato passa por 05 etapas e 30 dias de processo e, no final, decide ficar na sua empresa atual por um reajuste mínimo de salário. Isso dói demais.
É super importante entender como mitigar e balancear a rotina das pessoas recrutadoras, para que elas possam performar bem, mantendo uma rotina saudável e equilibrada para tomar boas decisões de contratação.